Blog do Galila

Minha jornada no mundo do TI

Aplicativo para estudar programação pelo celular

Será que é uma boa ideia estudar programação direto pelo celular?

Nas últimas semanas experimentei um aplicativo que promete facilitar o aprendizado com material teórico e exercícios práticos direto em seu smartphone.

A princípio me pareceu uma ótima ideia, afinal, a cada dia passamos mais tempo utilizando o celular. Há inclusive pesquisas recentes informando que os brasileiros passam em média 5,4 horas por dia no aparelho.

De modo geral quase todo esse tempo é empreendido em redes sociais, rolando feeds, assistindo stories e consumindo um ou outro vídeo no Youtube ou aplicativos de streaming.

Tirar uma fração disso para aprender algo novo soa promissor, não é mesmo?

Vamos saber mais sobre as funcionalidades e minha experiência com esse aplicativo para estudar programação pelo celular.

Aprenda programação com o Mimo

Mimo na loja de apps do celular

Em uma rápida pesquisa encontrei o bem avaliado aplicativo Mimo e prontamente instalei sua versão gratuita.

Apesar do aplicativo leve, as impressões iniciais são excelentes, deixando claro que não faltarão conteúdos práticos ao longo dos estudos na plataforma.

Logo de cara podemos criar uma conta e escolher o que estudaremos primeiro.

Por hora, você pode escolher entre as seguintes opções:

  • Python;
  • SQL;
  • Desenvolvimento Web.

Resolvi começar por Python e menos de 2 minutos após a primeira busca por aprender programação no celular eu já estava tendo contato direto com uma linguagem de programação editando códigos reais.

Dá mesmo para aprender algo estudando pelo celular?

Em um mundo ideal creio que mais de 99% dos desenvolvedores preferem trabalhar com um computador profissional ao invés de digitar linhas de códigos no teclado touchscreen de uma pequena tela de celular.

Porém a idealização nem sempre se aproxima do mundo real.

Leia também: Minha jornada no mundo do TI

Enquanto esperava pelas condições ideais, precisava de uma forma para manter meus estudos em andamento ao mesmo tempo em que cuidava do meu filho de 4 meses de idade nas últimas horas do dia enquanto a mamãe cochilava um pouco se preparando para seu turno na madrugada (rs).

Sempre acreditei que é melhor fazer o segundo ou terceiro melhor método de algo do que não fazer absolutamente nada.

Tendo isso em mente continuei com as lições diariamente no aplicativo, aproveitando que é possível manter uma criança no colo enquanto segura o celular de modo que ela não tenha contato com a tela ligada.

Existem alguns pontos muito interessantes que o Mimo possui para manter seus usuários engajados e funcionam muito bem na prática, utilizando de forma inteligente conceitos de gamificação:

  • Ranking semanal de usuários;
  • Divisão em ligas de acordo com seu progresso;
  • Recompensas em moedas digitais válidas para uso na loja virtual do app;
  • Metas de sequência de dias ativo como estudante;
  • Entre outras.

Esses aspectos criam um ambiente amistosamente competitivo, que incentiva os usuários a diariamente realizarem ao menos uma tarefa dentro do aplicativo para esticarem ainda mais sua sequência de dias ativos e receberem outras recompensas.

Ranking semanal no app Mimo

Acima você pode ver o print de como são organizados os rankings semanais, dividindo os alunos em ligas de acordo com sua assiduidade nos estudos.

A seguir, uma imagem de meu perfil, onde consta uma pequena biografia, além de minha sequência atual de dias seguidos estudando programação pelo celular, pontos de experiência acumulados em todo o progresso e liga atual da qual participo.

Meu perfil, incluindo sequência, XP total e liga atual

O foco em exercícios quase 100% práticos ajuda a manter os estudos interativos, prendendo a atenção e fixando ensinamentos através da repetição.

Porém nem tudo são flores…

O que poderia ser melhor no app Mimo

Na verdade ao invés de destacar os contras do aplicativo, aponto algumas questões que provavelmente serão melhor trabalhadas ao longo do tempo.

É difícil corrigir alguns pontos, pois fazer da maneira que seria melhor para o aprendizado muitas vezes colocaria em risco o engajamento dos usuários na plataforma, o que poderia acabar com o avanço do aplicativo.

Por exemplo: os exercícios são extremamente fáceis.

Em quase todas as vezes o usuário precisa tocar nas opções corretas para preencher o que falta no código, como no exemplo a seguir:

exercício de desenvolvimento web no aplicativo Mimo
Exercício de desenvolvimento web no aplicativo Mimo

Por um lado isso dificulta erros de digitação que ocorrem com maior facilidade no celular, porém por outro se torna menos efetivo para ajudar o aluno a decorar a grafia correta dos códigos.

Também costumam aparecer sempre preenchidas entradas como colchetes, parenteses e chaves, além de todas as demais pontuações.

Na prática a diferença entre cada um dessas pontuações também não é tão bem fixada quanto poderia caso o aluno precisasse sempre preencher optando pelo caractere correto em cada caso.

Por fim, os exercícios são basicamente de preencher lacunas existentes nos códigos e nada mais.

Em nenhum momento o aluno precisa pensar para desenvolver a lógica por trás do funcionamento de algum código, ou sequer escolher entre qual função/ferramenta utilizaria em cada questão específica.

Veredito final

Apesar de alguns pontos a melhorar, o aplicativo Mimo cumpre muito bem sua função de ajudar no estudo de programação através do celular.

Na fila do banco, esperando o ônibus ou mesmo nos minutos iniciais do dia, é possível ocupar espaços de tempo que seriam totalmente improdutivos com um pouco de estudos para novos profissionais na área de TI em geral.

O fato de ter módulos de programação, desenvolvimento web e banco de dados ajuda todos a terem uma visão geral sobre cada área em particular, podendo em seguida optar por se aprofundar na que houver maior interesse.

Ao concluir todos os exercícios, existe a possibilidade de emitir certificados para os cursos completos, porém essa é uma opção liberada apenas para usuários premium, o que significa que você precisará desembolsar R$ 329,00/ano para baixar os certificados.

Eu recomendei esse aplicativo para estudar programação para diversos amigos e todos ficaram satisfeitos com seu uso.

Em momento algum substitui estudos mais aprofundados na sua área de interesse, mas como ponto de partida é uma excelente alternativa.

E você, já testou o aplicativo Mimo? Deixe nos comentários desse artigo o que achou e compartilhe suas experiências com esse e outros aplicativos para estudar programação no celular! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo